top of page
  • Nadjara Sotta

10 Curiosidades sobre "O Poeta" Potiguar Dorgival Dantas

Atualizado: 29 de mai.

Conheça Dorgival Dantas, também conhecido como “O Poeta”, é um cantor, compositor, instrumentista e produtor musical brasileiro. Sua trajetória é marcada por uma forte conexão com a cultura nordestina e suas canções poéticas que capturam a essência do amor e da vida na região. 


Fica conosco e vem descobrir 10 curiosidades Sobre Dorgival Dantas




1- Dorgival Dantas nasceu em Olho-dÁgua do Borges, no Rio Grande do Norte, em 5 de janeiro de 1971.

2- Aprendeu a tocar acordeão com seu pai e começou a fazer apresentações aos 14 anos. Aos 17 anos aprendeu teclado. No final dos anos 90's passou a morar em Fortaleza/CE.


3- Inicialmente, integrou o Grupo Show Terríveis de Natal como tecladista, onde permaneceu por sete anos. Na época conheceu a banda da dupla Sirano & Sirino. Onde passou a trabalhar e conhecer seu talento por produção musical.


4- Nos anos 90, produziu álbuns de diversas bandas de forró. Como Brasas do Forró, Cheiro de Menina, Canária do Reino, Siriguela, Forró Saborear e Pegada Quente. A maioria do Ceará, além dos cantores Luisinho de Irauçuba e Chico Pessoa.


5- Em 1999, fez parte da Banda Pirata, motivo que levou a morar em Fortaleza/CE. NO ano 2000 A banda realizou uma turnê em homenagem aos quinhentos anos do Brasil.


6- Em 2006 lançou seu primeiro álbum oficial, “O Homem do Coração”, destacou-se com os sucessos “Eu não vou mais chorar” e “Por quê?”.


7- Em 2014, lançou Simplesmente Dorgival Dantas com Sucessos como "Destá" e "Você não vale nada". Com participações especiais com Chambinho, Xandy Avião, Solange Almeida, Cícero Dantas, Flávio José, Cesar Menotti e Fabiano e Jorge e Mateus.


8- Suas músicas também estiveram em trilhas sonoras de várias novelas brasileiras, tais como “Barriguinha” (em Malhação, cantada por Aviões do Forró), “Você Não Vale Nada" (em Caminho das Índias, cantada por Calcinha Preta),“Pode Chorar" (em Araguaia, cantada por Jorge e Mateus) e “Amor Covarde” (em Fina Estampa, cantada por Jorge e Mateus).


9- Em sua trajetória tem inúmeras canções gravadas por grandes artistas como Bruno e Marrone, Flávio José, Alexandre Pires, Tchê Garotos, Frank Aguiar, Michel Teló, Aviões do Forró e duetos em shows e apresentações marcantes com artistas como Solange Almeida, Xand Avião e a cantora Anitta.


10- É oficialmente o Embaixador do Turismo do RN:


Em maio de 2024, Dorgival Dantas foi oficialmente nomeado embaixador do Turismo do Rio Grande do Norte.

A governadora Fátima Bezerra reconheceu seu papel fundamental na promoção da cultura e das belezas naturais do estado para todo o Brasil.


Ele expressou gratidão e compromisso com o novo papel, buscando contribuir para o desenvolvimento do turismo e da cultura potiguar.


A nomeação de Dorgival como embaixador do turismo tem um impacto significativo na vida dos Potiguares:


Visibilidade: Sua fama nacional e sua ligação com as raízes culturais do RN ajudam a promover o estado.


Representatividade: Pela primeira vez, alguém de origem popular ocupa esse posto, tornando-se um símbolo para os potiguares.


Empoderamento: O reconhecimento de um artista popular quebrando paradigmas representa uma mudança positiva.


O Poeta da música nordestina e cheio da cultura potiguar, ele pode inspirar orgulho e incentivar o turismo interno, além de atrair visitantes interessados em conhecer a cultura e as paisagens do RN, levando sua arte e paixão pelo Nordeste para todo o Brasil e além.


Tome xote! Vem conferir a playlist com as melhores de Dorgival em nossa Rádio: Playlits N.16 da Sem Etiqueta


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page