Você sabe quais frases e comentários ditos por você diariamente são racistas? Não? Pois é, muita gente não sabe, mas várias expressões que usamos com frequência são racistas, mesmo que não tenhamos a intenção de ser.
Estas frases e comentários aparecem em nosso dia a dia porque o racismo é estrutural, ou seja, é praticamente intrínseco à nossa sociedade, e está entranhado em várias de nossas atitudes. O grande problema de ainda estarmos utilizando estas expressões racistas é que seguimos naturalizando a supremacia branca, e contribuindo para fortalecer o racismo.
Mas, como podemos mudar isso?
Para mudar a forma como nos expressamos e falamos sobre as coisas, precisamos saber de onde vem aquele termo que estamos usando. Sendo assim, é fundamental conhecer a origem das palavras.
É por isso que o tema do post de hoje é 10 frases e comentários racistas que você e todo mundo deve evitar.
Bora lá?
Conheça 10 frases e comentários racistas que devem ser evitados
1. Cor de pele
Sabe aquele lápis de cor salmão que a gente cresce chamando de “cor de pele”? Pois é, aquele tom definitivamente não representa a cor de pele da maioria das pessoas (considerando que mais da metade da população brasileira se declara preta ou parda). Dessa forma, continuar chamando aquela cor de “pele” é naturalizar que a única cor de pele possível é a branca, sendo que isso não é verdade.
2. Meia tigela
Essa você com certeza já usou né? Pois é, a expressão que hoje significa algo “medíocre” está relacionada a uma punição dada aos escravos que não “trabalhavam direito” e recebiam apenas a metade da alimentação.
3. Criado-mudo
O criado-mudo remete aos negros, que deviam desempenhar seus papéis quietos, sem fazer nenhum barulho. Além disso, também está relacionado aos escravos que ficavam ao lado da cama, durante a noite, prontos para atender o senhor. Sendo assim, quando for se referir ao móvel, use mesa de cabeceira, por favor.
4. Cor do pecado
Não, isso não é um elogio! Referir-se a uma pessoa como “da cor do pecado” reforça a sexualização do corpo negro, além de relacionar ao pecado cristão, como algo proibido.
5. “Você tem traços brancos”
Dizer que um negro tem traços brancos ou finos é extremamente racista. O negro tem traços negros e não deve ser comparado a um branco.
6. Cabelo ruim
Chamar o cabelo afro de “ruim” reforça a ideia de que apenas os fios lisos são bonitos. É por isso, que muitas mulheres negras já alisaram seus cabelos, considerando que seus cachos sempre foram depreciados. O cabelo afro é arte!
7. “Não sou tuas negas”
Esta expressão tão comum coloca a mulher negra na posição de “fácil” ou “de todo mundo”, como mulher com quem se pode fazer o que quiser. A expressão está relacionada à violência sexual sofrida pelas escravas, então, além de racista, é extremamente machista.
8. “A coisa tá preta”
Relacionar uma situação ruim com preto é racista, sabia? Experimente mudar por “a coisa está difícil” ou “a situação está desconfortável”.
9. “Serviço de preto”
A expressão “serviço de preto” é bem semelhante à “meia tigela”, e também remete a um serviço mal feito.
10. “Chuta que é macumba!”
Esta expressão é completamente desrespeitosa, pois coloca as religiões de matriz africana como inferiores, e até mesmo, erradas.
Como é costume no Brasil, as palavras relacionadas a preto ou negro como “mercado negro” e “lista negra” sempre são sinônimos de coisas ruins. No entanto, palavras relacionadas a branco são boas, como “inveja branca”, que é algo positivo.
Porém, várias expressões, como algumas que aparecem no nosso post, são veladas, e muitas vezes não percebemos o teor racista. Por isso, é fundamental que conheçamos as origens do que dizemos diariamente.
Agora que você já conhece o que tem por trás de várias expressões bem comuns no nosso dia a dia, que tal começar a repensar suas falas?
Isso vale para todo mundo!
Neste post, você conferiu 10 frases e comentários racistas que deve evitar. Quer ver mais conteúdo como esse? Confira nosso blog!
Comments