• Sem Etiqueta

10 personalidades que você provavelmente não sabia que eram nordestinas

Quantas personalidades nordestinas você conhece? E quantas pessoas influentes na nossa sociedade você sabe que são nordestinas? No post de hoje, você confere algumas destas pessoas influentes que nasceram no Nordeste e são parte da cultura brasileira.


Se você já nos acompanha, sabe que uma das nossas missões é trazer curiosidades sobre o Nordeste, para espalhar nossa cultura, que é tão rica, pelo Brasil. Sendo assim, também é nosso objetivo dar visibilidade às personalidades nordestinas que fazem a diferença em nossa sociedade.


Essa visibilidade é importante, primeiro, para que todos saibam que existem nordestinos ocupando espaços importantes na política, na educação, esporte, artes e saúde, por exemplo; segundo, porque falar sobre estas pessoas que marcaram a história é importante para a representatividade nordestina.


Por isso, neste post você vai conferir 10 personalidades que você provavelmente não sabia que eram nordestinas. Continue com a gente!

Veja 10 personalidades nordestinas que você provavelmente não sabia

1. Maria da Penha


Maria da Penha Maia Fernandes, ex-farmacêutica, nascida no Ceará em 1945, é um símbolo da luta feminista no Brasil. Após sofrer violência doméstica em um casamento abusivo, a nordestina ficou paraplégica. Devido à luta de Maria da Penha por justiça, a lei homônima foi criada e hoje é reconhecida pela ONU como uma das leis mais avançadas do mundo.

2. Zumbi

Zumbi foi um nordestino, guerreiro, nascido na Serra da Barriga, Capitania de Pernambuco (atualmente, União dos Palmares, Alagoas), no período da colônia. Ainda criança, foi capturado e levado para um padre. Aos 15 anos, fugiu e foi para o Quilombo de Palmares, o qual defendeu do ataque das tropas portuguesas até sua morte. Até hoje, Zumbi dos Palmares é lembrado por ser um exemplo de resistência negra.


Leia também: 10 frases e comentários racistas que você pode e deve evitar


3. Pabllo Vittar

Pabllo Vittar é uma cantora drag queen nordestina, conhecida pela luta em prol dos direitos de pessoas LGBTQI+. Nascida em São Luis, Maranhão, a artista é hoje uma das que mais tem visibilidade na cena brasileira.


4. Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire foi um educador e filósofo nordestino. Nascido em Recife, criou um método de alfabetização que visava ensinar a partir da experiência de cada pessoa. Devido aos seus ideias políticos, foi perseguido durante a Ditadura Militar. Hoje, é o Patrono da Educação Brasileira e todo o método de alfabetização do país foi baseado na forma como Freire ensinava.

5. Nise da Silveira

A alagoana Nise Magalhães da Silveira foi uma médica psiquiatra e revolucionária brasileira. A médica ficou mundialmente conhecida por promover mudanças no sistema de tratamento mental do Brasil, que era extremamente violento.

6. Lazaro Ramos

Luís Lázaro Sacramento de Araújo Ramos, ou apenas Lázaro Ramos, é um ator, escritor, cineasta, dublador e apresentador nordestino. Nascido em Salvador, Bahia, iniciou a carreira artística no Bando de Teatro Olodum. Já escreveu cerca de cinco livros e é hoje uma das personalidades mais influentes do Brasil, principalmente na luta antirracista.


7. Alcione

Alcione Dias Nazareth, conhecida apenas como Alcione, é uma cantora, compositora e multi-instrumentista nordestina. Nascida em São Luis, Maranhão, é hoje uma das sambistas mais importantes do Brasil, e já vendeu mais de 8 milhões de discos no mundo todo.

8. Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também é nordestino. Nascido em Caetés, interior de Pernambuco, mudou-se ainda criança para São Paulo, onde iniciou sua carreira na política. Lula foi o principal fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e presidente do Brasil de 2003 a 2011. Durante a Ditadura Militar, foi uma das principais vozes contra o período.

9. Rivaldo

Rivaldo Vitor Borba Ferreira, ou apenas Rivaldo, ex-jogador de futebol, nasceu em Recife, Pernambuco. Rivaldo é considerado um dos maiores jogadores de futebol do mundo dos últimos tempos e durante sua trajetória. Inclusive, foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em 1999, enquanto atuava no Barcelona. O atleta passou por diversos times no Brasil (incluindo a Seleção Brasileira) e no exterior.

10. Wagner Moura

Wagner Maniçoba de Moura nasceu na cidade de Salvador, Bahia, no ano de 1976. É jornalista formado pela UFBA, ator, diretor e músico. Ficou muito conhecido pelos filmes e séries que trazem questões sociais importantes como o longa Marighella, lançado em 2019, que dirigiu, o filme Tropa de Elite e a série Narcos, das quais foi protagonista.

Leia também: Marighella: biografia e curiosidades

No post de hoje, você conferiu 10 personalidades nordestinas muito influentes no Brasil e no mundo. Quantas delas você sabia que eram nordestinas? Conta para a gente nos comentários!

45 visualizações

© 2020 por SEM ETIQUETA CAMIISETARIA BR. Produzido e criado com semetiqueta.com.br

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now