• Sem Etiqueta

11 curiosidades sobre Pipa

A Praia de Pipa é, sem dúvidas, uma das mais famosas do Rio Grande do Norte, e até mesmo do mundo!

Esse paraíso, que é formado por 9 praias (praia de Tibau do Sul, onde desagua a Lagoa Guaraíras, Praia do Giz, Cacimbinhas, Madeiro, Baía do Golfinhos, Praia do Centro, Amor, Minas, Cancela e Sibaúma), está localizado no município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal, capital do estado.

O acesso a Pipa é muito fácil, e pode ser feito de carro ou até mesmo com o ônibus intermunicipal, que sai de Natal. É um lugar maravilhoso para passar um dia e aproveitar as águas cristalinas ou se hospedar durante vários dias.

Essa praia que é tão famosa também é cheia de curiosidades incríveis, que passam pela origem do nome, questões culturais e atrativos turísticos.



Conheça agora 11 curiosidades sobre a Praia de Pipa


Sem mais delongas, veja 11 curiosidades super legais sobre a Praia de Pipa, que vão fazer você sentir vontade de passar um tempo por lá:


1- O nome vem de uma pedra


Apesar de muita gente acreditar que o nome vem das pipas coloridas que a criançada solta, o nome tem outra origem. Essa origem é muito antiga, e vem lá do tempo das navegações.

Quando os europeus vieram colonizar o país e extrair o Pau-Brasil, precisavam de alguma referência para acessar o lugar correto todas as vezes que desembarcavam, já que o acesso se dava também pelo Rio Grande do Norte.

Essa referência veio a partir de uma pedra, que tem formato de pipa, um tipo de barril utilizado para armazenar vinho. Desde então, a praia é chamada de Pipa, e a pedra ainda está lá.


2- Pipa tem duas praias entre as mais procuradas do mundo


A Praia do Madeiro, uma das praias de Pipa, já foi considerada uma das praias mais lindas do mundo. Além dela, em 2021 a Baía dos Golfinhos foi considerada uma das 10 praias mais bonitas do planeta.

Assim, essas duas praias são muito procuradas, e fazem parte de roteiros de turistas ao redor do mundo todo, o que coloca o Rio Grande do Norte como um pico mundial.


3- Uma das praias de Pipa tem formato de coração


A Praia do Amor é um dos destinos mais procurados por surfistas da região (inclusive nosso medalhista de ouro Ítalo Ferreira está sempre por lá) e possui uma característica muito interessante: o formato de coração! É por isso, inclusive, que a praia recebe esse nome.

Quem visita o local pode ver perfeitamente o formato diferenciado pelo Mirante do Chapadão, um dos pontos turísticos da região de Pipa.


4- As falésias de Pipa chegam a 40m de altura


O Chapadão, conhecido mirante natural, fica no topo de uma falésia em tom vermelhado. As falésias são paredões grandiosos, podendo chegar até 40m de altura, e o tom avermelhado em contraste com o azul do mar torna a vista impressionante. Uma curiosidade interessante é que essas formações têm cerca de 180 milhões de anos, e são esculpidas pelo mar. Apesar dessa resistência, as falésias de Pipa estão sofrendo muito com a erosão progressiva.


5- É um ótimo lugar para ver golfinhos de pertinho


Muitos destinos turísticos prometem o contato com os golfinhos, mas no fim, não cumprem. Diferente de Pipa, que cumpre o que promete. Em toda a região, passando pela Praia de Pipa, Praia do Madeiro e Baía dos Golfinhos, é possível, literalmente, topar com os golfinhos que muitas vezes ficam pertinho da orla.

Esse também é um dos motivos que fazem Pipa ser tão procurada, já que a presença dos golfinhos é muito frequente, e é difícil encontrar algum turista que não nadou com esses animais por lá.


6- Pipa não é só praia


Apesar das praias mais lindas do mundo e golfinhos, Pipa não é procurada apenas pelo cenário paradisíaco e a oportunidade de descansar. A região também oferece muitos atrativos para os aventureiros e quem ama esportes, como passeios de bugue, tirolesa, esquibunda, arvorismo em meio à Mata Atlântica e claro, surf.


7- A noite de Pipa é muito movimentada


Pipa tem uma população estimada em cerca de 13 mil habitantes, ou seja, é uma vila bem pequena. No entanto, isso não impede que seja movimentada. Inclusive, quem vai a Pipa pode se surpreender com a riqueza da noite na região, repleta de bares, shows, alta gastronomia e muita animação.


8- A vila é multicultural


Como dito, a vila é muito pequena, mas por ser um destino muito procurado, pessoas do mundo todo vêm, se apaixonam pelo lugar e acabam ficando. Ou seja, Pipa abraça diversas culturas, o que faz dela um lugar multicultural.

Sendo assim, ao visitar Pipa você pode ouvir diferentes idiomas, comer comidas de países do mundo todo e curtir atrações artísticas internacionais.


9- Pipa tem uma rua que é uma obra de arte a céu aberto


A Rua do Céu, como é chamada, é uma das ruas mais conhecidas de Pipa porque é toda colorida. Na rua, os paralelepípedos são pintados todos os anos pelos comerciantes, o que a torna um lugar maravilhoso para ir a noite e curtir os bares e restaurantes, apesar de ser linda em qualquer hora do dia.


10- Atrações culturais de Pipa


Além de culturas do mundo todo, não podemos deixar de mencionar que a cultura própria da região é muito rica. Em Pipa, você encontra algumas atrações como o Drama Cantado (apresentação teatral cantada), Zambê, Maculelê e Capoeira.

A presença do Zambê se dá, provavelmente, porque existia um quilombo na região. O nome pode estar relacionado a “Zumbi”.

Antes da chegada dos africanos, a região era habitada por indígenas, que praticavam o maculelê, uma espécie de luta marcial armada.

Por isso, Pipa conta com um festival literário anual, que dá conta de apresentar a quem visita sua cultura. Se você gosta de visitar festivais culturais, precisa conhecer o Festival Literário Alternativo da Pipa (flipAut), que traz diversas atrações entre literatura, dança, música e outras artes.


11- Pipa é área de preservação


Além da presença dos golfinhos, a região conta com uma diversa fauna marinha. Por isso, toda a extensão da Praia de Pipa é, de acordo com a Resolução n.º10, de 24/10/1996, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), área de proteção às tartarugas marinhas.


No artigo de hoje, trouxemos 11 curiosidades sobre Pipa, uma praia muito importante para o Rio Grande do Norte, que é considerada uma das mais bonitas do mundo!

Quer saber mais curiosidades sobre pontos importantes do Rio Grande do Norte e conhecer melhor a cultura do estado? Visite o blog Sem Assunto!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo