• Sem Etiqueta

15 Curiosidades sobre Nelson Mandela

Quantas curiosidades sobre Nelson Mandela você conhece? Mandela, ou Madiba, como era conhecido, foi um dos líderes mais importantes da África do Sul, e até hoje é reconhecido no mundo todo. Sendo assim, é importante conhecer um pouco mais sobre sua trajetória e feitos.



Nelson Mandela, também chamado de Madiba, foi uma dar personalidades mais importantes de todos os tempos, sendo ainda reconhecido e um exemplo contra o racismo. Nascido na África do Sul, a trajetória do advogado e político foi bastante conturbada, marcada por um longo período de prisão.


Durante quase 50 anos, a África passou por um momento de segregação racial, no qual os direitos dos negros foram reduzidos, ou seja, podiam viver apenas em locais pré-estabelecidos, tinham pouco acesso à saúde, não podiam frequentar alguns lugares, entre outras coisas.


Nesse contexto, Nelson Mandela lutou pacificamente para que todos pudessem ter direitos iguais na sociedade, o que obviamente não foi visto com bons olhos pelo governo da época.


Sendo assim, conhecer a vida de Mandela e sua importância não só para seu país é fundamental para compreender a luta contra a segregação racial, e considerando que no mês de julho é comemorado o Dia Internacional Nelson Mandela, preparamos um post com 15 curiosidades sobre ele. Não perca!


Conheça agora as 15 curiosidades sobre Nelson Mandela


• Seu nome de nascimento era Rolihlahla, que significava “aquele que ergue o galho da árvore”. Já o nome Nelson, pelo qual ficou conhecido, foi dado por uma de suas professoras. Na época, todas as crianças recebiam nomes ingleses na escola.


• Foi expulso da Universidade de Fort Hare, onde estudava, por se juntar a uma manifestação estudantil. Desde cedo, é possível perceber sua vontade de mudar o mundo.


• Mandela fugiu de sua comunidade após ter sigo obrigado a se casar em um casamento arranjado.

Durante a juventude, praticou boxe e era apaixonado por esportes.


• Foi advogado e um dos donos do primeiro escritório de advocacia negro. Neste escritório, aberto em 1952, defendia pessoas que sofriam com as leis do Apartheid, que iniciou em 1948.


• Recebeu treinamento de guerrilha, por isso, foi considerado um terrorista comunista, conhecido como um dos mais perigosos do movimento (apesar de participar de um partido declaradamente pacífico).


• Foi condenado à prisão perpétua e acabou ficando 27 anos encarcerado, em um cubículo (2mx2,5m), em situação precária.


• Recusou-se 6 vezes de ser solto da prisão, alegando que sua liberdade não libertaria às organizações do povo.


• Durante os anos 70, escreveu um livro de memórias e enterrou-o em uma horta na prisão, com a intenção de que seu companheiro de cela pudesse levar quando fosse libertado. No entanto, os agentes descobriram os papéis e impediram sua publicação.


• Foi solto apenas em 1990, aos 71 anos, e tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul quatro anos depois.


• Em 1993, recebeu o Nobel da Paz, por ter lutado contra o Apartheid de forma pacífica. Além deste prêmio, também recebeu honras como a de cidadão honorário do Canadá, membro honorário do Partido Trabalhista Britânico e também do time de futebol Manchester United.


• Seu nome também batizou um fóssil de pica-pau pré-histórico (Australopicus nelsonmandelai) e uma espécie de orquídea (Paravanda Nelson Mandela).


• Seu nome só saiu da lista de terroristas em 2008.


• O dia 18 de julho é o Dia Internacional Nelson Mandela. Este dia, data de seu aniversário, foi declarado pela ONU.


• A frase “Sempre parece impossível até que seja feito”, dita por Mandela, estampa quadros e camisetas. Rodear-se de frases inspiradoras ditas por grandes líderes é essencial para ter mais fé na humanidade!


Leia também: 10 frases e comentários racistas que você pode e deve evitar


Neste post você viu 15 curiosidades sobre Nelson Mandela, um grande líder político e ativista pelos Direitos Humanos, que até hoje é um exemplo que deve ser lembrado por sua luta.


Quer ver mais conteúdo como esse? Então não deixe de acessar nosso blog, toda semana tem post novinho!


82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo