top of page
  • Foto do escritorSem Etiqueta

20 curiosidades sobre Frida Kahlo

Atualizado: 15 de jun. de 2020

Conhecer algumas curiosidades sobre Frida Kahlo é muito interessante para entender melhor suas obras, então, vem com a gente neste post!


Frida Kahlo foi uma das maiores artistas do mundo, e atualmente é ainda mais reconhecida por seu trabalho. Por isso, a seguir você conhece 20 incríveis curiosidades sobre Frida Kahlo! Não perca!


20 curiosidades sobre Frida Kahlo que você precisa conhecer


1. Seu nome verdadeiro não é Frida

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón é o nome real da artista, que adotou apenas Frida Kahlo como nome artístico.


2. Frida nasceu em uma cidade pré-colombiana

A artista nasceu na Cidade do México, na região de Coyoacán. Antes da colonização, essa região já existia, e era território Asteca. A palavra Coyoacán vem da língua náuatle. Essa curiosidade é interessante pois toda a carreira de Frida é marcada pela influência de seus ancestrais originários do território.


3. A artista teve poliomielite na infância

Com 6 anos de idade, Frida teve poliomielite, que a deixou com o pé direito lesionado. Por isso, a artista usava sempre calças e saias longas.


4. Kahlo sofreu um grave acidente

Além de ter tido pólio, aos 18 anos, ela sofreu um grave acidente, que deixou sequelas para a vida toda. Nesse acidente, no qual um ônibus se chocou com o bonde em que Frida estava, seu corpo foi perfurado por um cano, que quebrou as costelas, a clavícula, a coluna e a perna.


5. Começou a pintar aos 15 anos

Entre os anos 1922 e 1925, começou a estudar na Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México, onde teve aulas de desenho e modelagem.


6. Frida não deixou de pintar mesmo após o acidente

O amor de Frida pela arte era tão grande que, mesmo estando de cama, teve um cavalete adaptado à ela para seguir pintando. Foi nessa época que pintou vários quadros emblemáticos.


7. A artista tem uma vasta obra

Frida Kahlo deixou cerca de 200 obras, entre pinturas, desenhos e rascunhos. Dentre as 143 pinturas, 55 eram autorretratos, uma marca potente de seu trabalho.


8. Autorretratos como autoconhecimento

Uma das curiosidades sobre Frida é que pintava muitos autorretratos pois, segundo ela, o assunto sobre o qual tinha mais domínio era sua própria vida.


9. A dor como arte

Como você já viu, Frida sofreu muitas tragédias em sua vida e transformou tudo em arte, afinal, existe maneira melhor para se expressar do que essa?


10. Frida mantinha a aparência de mulher forte mesmo em meio a tanta dor

Não é à toa que Kahlo é um símbolo de mulher forte, já que quase nunca deixava transparecer sua dor, transformando-a sempre em arte.


11. Frida conheceu seu marido ao ingressar no partido Comunista

Frida Kahlo e Diego Rivera se conheceram em 1928, quando ela entrou se filiou ao partido comunista. Um ano depois, os dois se casaram.


12. Rivera influenciou fortemente a arte de Kahlo

Diego Rivera era muralista e influenciou a esposa com suas cores e formas simples. Foi também nesse período de Frida se aproximou ainda mais de sua identidade mexicana, pintando temas que a ligavam com os ancestrais.


13. Frida era bissexual

A vida sexual da artista nunca foi segredo, e ela era assumidamente bissexual.


14. Frida nunca pôde ter filhos

Devido ao acidente, Frida teve seu útero perfurado, e não conseguia manter nenhuma gravidez. Isso pode ser percebido em várias telas pintadas pela artista.


15. Frida Surrealista?

Entre as curiosidades sobre Frida é que nunca se considerou Surrealista, apesar de André Breton tê-la classificado como tal. Isso porque, de acordo com Frida, não pintava sonhos, e sim sua realidade.


16. A casa onde Frida viveu é hoje um museu

A Casa Azul se tornou um museu de memórias de Frida Kahlo, e pode ser visitado em Coyoacán.


17. Vários artistas já foram influenciados por Frida Kahlo

Bandas como o Coldplay e Red Hot Chilli Peppers já escreveram músicas dedicas e inspiradas na artistas.


18. Suas roupas são inspiradas em seus ancestrais

As roupas mexicanas de Frida Kahlo não eram usadas a toa, mas eram uma forma de se conectar com sua terra natal e também com seus antepassados, povos originários do México.

Uma característica interessante de seu estilo de vestimenta, é que seus sapatos eram feitos exclusivamente para ela, com saltos que mantinham as duas pernas no mesmo nível.


19. Frida faleceu aos 47 anos

A artista faleceu muito jovem, com apenas 47 anos, de embolia pulmonar. A artista viveu uma vida bastante conturbada, e não é descartada a possibilidade de suicídio.


20. Frida é mais reconhecida agora que em vida

A obra de Frida, apesar de maravilhosa, é mais reconhecida hoje em dia do que quando ainda era viva. Atualmente, já faz parte da cultura pop e é estampada em canecas, quebra-cabeças e camisetas, por exemplo.


Nesse post você viu 20 curiosidades sobre Frida Kahlo! Ou que achou? Deixe um comentário para a gente. Para conferir mais conteúdo como esse, acesse nosso blog!


1.251 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page