• Sem Etiqueta

7 curiosidades sobre o Carcará

O Carcará é um pássaro cheio de curiosidades, e por ser tão presente no Nordeste do Brasil, trouxemos algumas destas características peculiares para você conhecer. Então, se ainda não conhece a ave, precisa ler este post!

O sertão do Brasil é repleto de pássaros e plantas muito características.

Um desses pássaros é o Carcará, que está sempre rondando os campos ou observando do alto de uma árvore.

O Carcará é uma ave solitária porém, muito resistente e um grande desbravador do sertão. É um guerreiro que, assim como o povo nordestino, sobrevive à seca e às dificuldades. Diante de todas essas virtudes, o Carcará merece um espaço em nosso blog, não é?


Por isso, hoje trouxemos 7 curiosidades sobre o Carcará. Não deixe de conferir!



Conheça o Carcará


O Carcará, também conhecido como carancho, é um dos principais pássaros do sertão nordestino. Podendo medir até 60cm, a ave de rapina é da família dos falconídeos, apesar de muitas vezes ser confundida com uma águia.


O Carcará é uma espécie residente, ou seja, vive no mesmo habitat. Habita a América do Sul (centro e sul do continente) e pode ser encontrado com mais facilidade em campos abertos e queimados, como o cerrado e a caatinga, por isso, é fácil de achar Carcarás pelo nordeste do Brasil.


No entanto, a ave também vive em centros urbanos, o que mostra sua capacidade de adaptação. Além disso, também é adaptado ao chão e ao ar; por ter pernas longas, consegue passar muito tempo em terra firme, caminhando em busca de alimento.


Para ilustrar este post, trouxemos uma composição bastante conhecida de João do Vale, compositor maranhense, que fala justamente sobre o pássaro:


Carcará

Lá no sertão

É um bicho que avoa que nem avião

É um pássaro malvado

Tem o bico volteado que nem gavião


Agora que você já conhece o Carcará veja algumas curiosidades sobre ele:


Veja 7 curiosidades sobre o Carcará


O humor do Carcará pode ser percebido através da cera

Se você observar o pássaro, vai perceber uma parte nua na base do bico: a cera. É neste lugar que estão as narinas da ave, e tem algumas funções, como demonstrar o “humor” dela.


Sendo assim, a primeira curiosidade do Carcará é que a cera muda de cor de acordo com seu humor, ou seja quando ele está em momento de capturar sua presa, a cera fica amarelada; quando ele está repousando, a cera varia para um tom avermelhado.


O Carcará vocaliza o próprio nome

O Carcará recebeu esse nome pelo som que emite, sabia? Pois é, para se comunicar com outras aves da mesma espécie, principalmente para o acasalamento, vocaliza um som muito parecido com “carcará”. Outra curiosidade é que para emitir o som, a ave inclina a cabeça para trás, como se estivesse “uivando”.


A ave pode “parar no ar”

Por ser um falcão, O Carcará voa muito bem. Além disso, também é um excelente planador, e consegue “parar no ar”, apenas acompanhando as correntes de ar ascendentes.


O pássaro também se alimenta de carniça

O Carancho é onívoro, ou seja, se alimenta de tudo. Sendo assim, come outros animais, como pombas, répteis e anfíbios que encontra no chão; parasitas, como os carrapatos que encontra nas capivaras e no gado, etc; e algumas polpas de frutas. Além disso, também se alimenta de carniça, podendo perceber uma de longe. Por isso, é muito comum encontra-lo em bandos junto com o urubu.


Carcará

Vai fazer sua caçada

Carcará come inté cobra queimada

Quando chega o tempo da invernada

O sertão não tem mais roça queimada

Carcará mesmo assim num passa fome

Os burrego que nasce na baixada

Carcará

Pega, mata e come


Pode ser cleptoparasita

Outra curiosidade do Carancho é o fato de que rouba alimento (presas recém-capturadas) de outras aves, e por isso é chamado de cleptoparasita. O pássaro é muito oportunista, e pode até assaltar ninhos de outros pássaros para comer filhotes ou os restos de comida que ficam.


Carcará é malvado, é valentão

É a águia de lá do meu sertão

Os burrego novinho num pode andá

Ele puxa o umbigo inté matá


O nome do pássaro tem origem indígena

Como já dito, o nome do Carcará vem do som que emite. No entanto, Carancho, como também é conhecido, vem do tupi ka'rãi e significa algo como arranhar ou rasgar com as unhas.


O pássaro é mascote de vários times

A equipe Basquete Cearense, do Novo Basquete Brasil (NBB) adotou o Carcará como seu mascote. Além desta equipe, os times de futebol Salgueiro Atlético Clube (de Pernambuco), Alagoinhas Atlético Clube (da Bahia), e o Mossoró Esporte Clube (do Rio Grande do Norte) também têm a ave como mascote. Além de malvado e valentão, o Carcará também está animando várias torcidas!

No post de hoje, você conheceu um pouco mais sobre o Carcará, ou carancho, ave muito presente no nordeste do Brasil, através de 7 curiosidades bem interessantes.


Quer ver mais conteúdo como este? Acesse nosso blog!

51 visualizações

© 2020 por SEM ETIQUETA CAMIISETARIA BR. Produzido e criado com semetiqueta.com.br

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now