• Sem Etiqueta

9 curiosidades sobre Belchior

• Para ler ouvindo Alucinação (1976)

Se você é apenas uma pessoa latino-americana sem dinheiro no bolso precisa ler este post com 9 curiosidades sobre Belchior até o fim!


Antônio Carlos Belchior, ou só Belchior, foi um grande cantor e compositor nordestino, nascido em Sobral, no Ceará, no ano de 1946. Em 2017, o artista faleceu e deixou como legado músicas incríveis, que não vão deixar de fazer parte de nossas vidas.


Isso porque as letras do cantor sempre falam sobre temáticas muito atuais e fazem pensar em várias questões importantes. Além disso, várias frases de impacto bem conhecidas hoje em dia foram escritas pelo compositor, como “amar e mudar as coisas me interessa mais”.


O artista que iniciou sua carreira no começo dos anos 70, pode ser conhecido através de suas músicas, mas também a partir de algumas curiosidades bem interessantes. E para que você possa conhecer melhor este cantor e compositor que faz tanta falta, confira este post com 9 curiosidades sobre Belchior!



9 curiosidades sobre Belchior que você precisa conhecer


Começou a cantar na infância

Já na infância, o pequeno artista cantava em feiras e fazia poemas.


Ficou conhecido nacionalmente em 1971

Ao vencer o IV Festival Universitário da MPB, promovido pela extinta TV Tupi, Belchior ficou nacionalmente conhecido. Este evento aconteceu no auge da ditadura militar, e o artista não teria vencido se não escrevesse letras tão potentes. Em suas músicas, as críticas eram veladas, e passavam despercebidas pela censura.


O artista viveu em um monastério

Aos 16 anos, mudou-se para a capital Fortaleza. Foi aí que estudou em colégio de padres e estudou Filosofia. Depois de terminar os estudos, optou por viver um período religioso, na comunidade de frades italianos. Foi também neste período que aprendeu latim e italiano.


O catolicismo influenciou várias de suas letras

Por ter vivido em um monastério, o artista conhecia muito bem a religião católica, e isso acabou influenciando várias de suas letras críticas. Em diversas músicas, Belchior falava sobre o pecado, além de incluir muitas questões sociais.


Além disso, o artista era muito culto e tinha várias referências que também aparecem com frequência em suas músicas.


Belchior era poliglota

Além do português, o cantor também falava inglês, espanhol, italiano, francês e latim. Como já dito, aprendeu latim e italiano enquanto esteve no monastério. Todas estas línguas aparecem em suas canções em algum momento.


Largou o curso de Medicina para se dedicar a sua arte

Em 1971, mesmo ano em que venceu o Festival Universitário da MPB, largou o curso de Medicina no 4º ano para se dedicar à música, e como podemos ver, deu certo.


A música “Como Nossos Pais” é uma composição de Belchior

Muita gente ainda não sabe, mas a música que ficou consagrada na voz de Elis Regina é uma composição do artista.


O artista “desapareceu” várias vezes

Belchior “desapareceu” em 2009, e foi encontrado no Uruguai, onde concedeu uma entrevista na qual dizia que só estava trabalhando em um novo disco. Em 2012, desapareceu novamente no Uruguai.


Viveu seus últimos anos em Porto Alegre

Depois de seu último “desaparecimento”, o artista mudou-se para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e ficou por lá até sua morte.


Lista de músicas de Belchior para você adicionar à sua playlist


Agora que você já viu vários fatos interessantes sobre a vida do cantor e compositor, confira uma lista de músicas que você precisa adicionar à sua playlist!


• À Palo Seco (1974)

• Alucinação (1976)

• Apenas Um Rapaz Latino Americano (1976)

• Como Nossos Pais (1976)

• Coração Selvagem (1977)

• Divina Comédia Humana (1978)

• Tudo Outra Vez (1979)

• Medo de Avião (1979)


Quer conhecer mais músicas brasileiras para ouvir no dia a dia? Em nossa playlist oficial você encontra várias dicas.


Neste post você conferiu 9 curiosidades sobre Belchior. Conta para a gente nos comentários qual é sua música favorita do artista!


Quer ver mais conteúdo como esse? Então não deixe de conferir nosso blog!




111 visualizações

© 2020 por SEM ETIQUETA CAMIISETARIA BR. Produzido e criado com semetiqueta.com.br

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now