top of page
  • Foto do escritorSem Etiqueta

A origem do termo "Xodó"

Atualizado: 30 de mai. de 2022

Você sabe qual é o significado do termo “xodó”? E sua origem?

A palavra xodó é utilizada em contextos diferentes, sempre relacionada a bons sentimentos, em referência a quem a gente gosta. Porém, pouca gente sabe de onde ela vem.


Por isso, no post de hoje você vai ver um pouco sobre a origem do termo “xodó” e alguns lugares onde ele aparece.


Quer saber mais? Então siga com a gente!




O que significa o termo “xodó”


Xodó é uma palavra muito utilizada no Brasil, em especial no Nordeste, e é usada para se dirigir àquelas pessoas por quem temos carinho, as pessoas que amamos e queremos bem.

É utilizada em alguns contextos diferentes, por exemplo, ao se referir à pessoa com quem temos um envolvimento amoroso: ao invés de falar meu namorado ou minha namorada, falar meu xodó.

Mas também pode ser usada para se referir a objetos inanimados como “essa camiseta é meu xodó!” ou animais de estimação.

A palavra xodó também é muito utilizada em sua forma diminutiva, xodozinho.

O termo é cheio de amor, além de ser muito gostoso de falar! Mas, e aí, qual é a origem do termo?


A origem da palavra é africana


Há uns anos atrás surgiu uma reflexão na internet:

Por que a gente adotou a palavra “crush” se no nosso idioma existe “xodó”?


A reflexão é válida (e virou até camiseta na STQ!), mas deixa a gente contar para você: xodó não é uma palavra do português, e sim, africana!


Vindo dos idiomas africanos, etimologicamente, xodó significa “amor; sentimento profundo demonstrado por alguém; carinho”, o mesmo sentido que utilizamos hoje em dia, como já mencionado anteriormente.

Muitas vezes, não paramos para saber de onde vêm as palavras que falamos no dia a dia. Em outro post, já falamos sobre o assunto, trazendo algumas expressões racistas que estão consolidadas na nossa língua brasileira, mas que deveriam ser repensadas.


Porém, é sempre importante lembrar que uma das características da língua falada aqui no Brasil é a mistura que acontece entre o português, as línguas indígenas e as línguas africanas (entre muitas outras línguas).

Isso porque a língua portuguesa foi adotada como a “língua legítima” do país, mas não se pode negar a presença das mais de 150 línguas nativas brasileiras e também todas as línguas africanas como o nagô, ioruba, umbundo e quicongo.


No caso das línguas indígenas, é possível perceber a influência delas na língua portuguesa a partir de algumas palavras como carancho (ou carcará, pássaro sobre o qual já falamos aqui no blog), jururu, caipira, entre tantas outras.


As línguas africanas também estão muito presentes em frases do nosso cotidiano, mesmo que muitas vezes nem saibamos — como, por exemplo, na palavra xodó!

Só que, diferente das línguas indígenas que sempre estiveram aqui, os idiomas da África foram trazidos, no período da escravidão. Algumas dessas palavras também passaram por algumas transformações com o tempo, em alguns casos foram se modificando, mas sempre mantêm a raiz africana.


Em palavras como borocoxô, cafundó e banguela, mas também na palavra xodó (que é o tema de hoje), as raízes africanas são mantidas, e percebemos a presença significativa delas no nosso vocabulário do dia a dia.


Agora a gente pode usar xodó no lugar de crush, mas sabendo a verdadeira origem dela, não é?


Quando a palavra aparece


Já dissemos que xodó aparece na fala, no cotidiano, quando nos referimos a alguém que gostamos muito. Mas não para por aí: a palavra também aparece em várias músicas e poemas brasileiros. Veja a seguir.


Xodó – Dominguinhos

A famosa letra de Dominguinhos, que já foi interpretada por grandes cantores e cantoras como Gilberto Gil e Ivete Sangalo, diz:



“Que falta eu sinto de um bem

Que falta me faz um xodó

Mas como eu não tenho ninguém

Eu levo a vida assim tão só

Eu só quero um amor

Que acabe o meu sofrer

Um xodó prá mim, do meu jeito assim

Que alegre o meu viver...



Além dessa música, você pode conferir alguns poemas potiguares (que também são um xodozinho) em nosso blog!


No post de hoje, falamos sobre a origem do termo xodó, uma palavra que é muito utilizada no Brasil, em especial no Nordeste, e também aparece em diversas músicas e poemas.


Como você viu, o termo tem origem nas línguas africanas, que influenciaram muito a construção da língua brasileira que falamos hoje.


E se você gostou desse post, que tal enviar pro seu xodó conhecer a origem do termo também?


Fontes:

1.623 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page