top of page
  • Foto do escritorSem Etiqueta

A Origem e o significado do termo "galado" no Rio Grande do Norte

Atualizado: 15 de jun. de 2020

A palavra “galado” causa estranheza em quem não é natalense, pois muitos pensam que se trata de um palavrão com conotação sexual vindo do termo “gala”, que é um nome informal referente ao espermatozoide, muito comum no Brasil todo.


No entanto, indo contrário a esse pensamento, a palavra “galado” nada tem a ver com sexo, pelo menos não de forma direta. Portanto, para quebrar todo esse preconceito, veja abaixo um pouco mais sobre a origem e descubra finalmente o significado desse termo tão comum no Rio Grande do Norte.


Origem da palavra “galado”

Obviamente que existem uma explicação por trás dessa palavra e ela está relacionada diretamente a história.


Então, para começar é necessário compreender que Natal foi uma base americana muito importante durante a II Guerra Mundial. Só para se ter uma ideia, haviam mais de 10 mil soldados em uma cidade que tinha cerca de 50 mil habitantes. Impressionante, não é mesmo?

Por conseguinte, a presença dos americanos afetou de maneira direta a cultura e o jeito do natalense de enxergar o mundo. E, como já é de se imaginar, os militares se diferenciavam da população, digamos, mais simples de Natal. Isto porque, eles andavam sempre em trajes de gala, peças de roupas essas que ninguém mais usava além deles. Assim sendo, de tanto ver esses soldados trajando ternos para lá e para cá, os potiguares começaram a intitulá-los de “galados”. Dessa maneira, o termo acabou tendo origem de maneira direta do “terno de gala”.


Apesar de essa ser a versão mais conhecida, ainda existe outra que diz que a palavra surgiu porque os militares usavam esse tipo de roupa para frequentar os prostíbulos, especialmente o Cabaré de Maria Boa.

Então, por ser um lugar de bastante sucesso na cidade, foi necessário criar uma espécie de “controle” para tornar o lugar mais seletivo e “lucrativo”. Logo, o local só atendia quem estivesse vestido em traje de gala e assim surgia o modelo de acompanhante de luxo no sentido realmente literal. Por sua vez, os natalenses vendo esse processo de “seleção” para os prostíbulos, começaram a falar “lá vão os galados!”, referindo-se aos militares.


E o que significa galado?

Apesar de a origem do termo se dar de forma pejorativa, com o passar dos anos, de tão utilizado, o significado da palavra passou a ter vários sentidos, pois tudo depende da conotação, da entonação que é utilizado e até mesmo do contexto em que ele está inserido em uma frase.

Portanto, o termo “galado” pode até mesmo ser utilizado como um adjetivo para uma pessoa amiga e gente boa, por exemplo. Além disso, a depender do contexto, essa palavra também pode ter uma atribuição negativa, remetendo assim a uma pessoa abusada, sem noção e safada.

Em alguns casos, o termo é utilizado de maneira informal, como um cumprimento, um exemplo disso é: E aí galado? Tudo bem? E, como se não bastasse tudo isso, ainda existem variações desse termo, que origina outras expressões, como galadice ou galadagem. Nesse caso, essas palavras são utilizadas para remeter a confusão, frescura e treta. Por exemplo: essa boyzinha está cheio de galadagem.


Hoje em dia, Galado é um termo tão querido pelos natalenses que já virou até camiseta da marca de roupa mais famosa da cidade. (Veja neste link: https://www.semetiqueta.com.br/galado-)


Conclusão

Agora quando alguém lhe perguntar o que é “galado”, você vai saber explicar o significado e ainda vai dá uma aula sobre história citando até mesmo a II Guerra Mundial. Curtiu aí, galado?

4.657 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page