top of page
  • Foto do escritorSem Etiqueta

Conheça o Beco da Lama, em Natal - RN

O Beco da Lama é um espaço localizado no Centro Histórico de Natal, conhecido pela boemia natalense.

Há muitos anos, o Beco é o ponto de encontro de artistas, sambistas e pessoas que querem curtir um bom bar com petiscos e cerveja.


E, em 2019, o local passou por uma grande revitalização, e hoje é um dos lugares mais procurados por turistas e moradores locais.


Então, devido à sua importância para os natalenses, neste post, vamos trazer várias características e curiosidades desse local que vai te encantar! Conheça o Beco da Lama a seguir:




História do Beco da Lama

A história do nome Beco da Lama vem de muito tempo atrás. Antigamente, era uma região próxima ao local onde as lavadeiras trabalhavam. Assim, a lama que saia das roupas escorria pela rua e parava no fim da rua.

Nessa época, Natal era uma cidade com poucas casas, e a região da Cidade Alta era pouco habitada.


A partir daí, muitos bares começaram a abrir no beco, o que atraiu os boêmios da cidade. Jornalistas, poetas, escritores, advogados, enfim, artistas e profissionais liberais encontraram por lá um espaço de troca de ideias e descontração.


Hoje já não tem mais lama no Beco, mas continua sendo um espaço de encontro e trocas!

Devido à sua importância para a cidade, há alguns anos atrás, o Beco da Lama tornou-se Patrimônio Cultural da capital potiguar, e hoje está totalmente repaginado.


E, desde 1994, a organização Samba (Sociedade dos Amigos e Amigas do Beco da Lama e Adjacências) é responsável por promover ações culturais e gastronômicas no local. Portanto, a Samba tem sido fundamental para transformar Natal em um polo cultural.


Beco da Lama - Espaço Cultural e Gastronômico

Saiba o que você vai encontrar no Beco da Lama:


Galeria de Arte a Céu Aberto

Em 2019, o Beco passou por grandes mudanças, entre elas, a criação de murais grafitados por artistas locais, além do renomado grafiteiro DicesarLove.

Os grafites coloridos chamam muita atenção dos visitantes, e contam a história do Beco e também da capital potiguar.

Por isso, o Beco se tornou a maior Galeria de Arte a Céu Aberto de Natal!


Roda de Samba no Bar da Nazaré

Às quintas, acontece a tradicional roda de Samba no Bar da Nazaré. O evento já acontece há mais de 10 anos, e é considerado Patrimônio Imaterial de Natal.

Desde dezembro de 2019, o evento é conhecido como “Quinta viva samba”, então quando estiver em Natal, procure conhecer!


Bar da Meladinha

O Bar da Meladinha é outro espaço tradicional no Beco. O empreendimento leva o nome da cachaça feita com mel e limão, criada pelo antigo dono do bar.

A Meladinha é um símbolo da boemia potiguar!


Festival Gastronômico do Beco da Lama – Pratodomundo

Há 14 anos, o Beco da Lama recebe o PratodoMundo, um dos mais tradicionais eventos gastronômicos de Natal. No evento, acontecem competições de pratos da gastronomia local.

O festival também busca homenagear nomes importantes da gastronomia e valorizar a produção local. Além disso, promove shows e outras apresentações artísticas.


Festival Literário do Beco da Lama – FliBeco

Outro Festival importante, que está ganhando cada vez mais espaço em Natal, é a FliBeco.

Pensada para reunir escritoras, escritores e poetas potiguares, a feira é um movimento para debater a literatura produzida no estado.

Além disso, busca expressar a diversidade das pessoas, e valorizar o que cada um tem a mostrar. A curadoria é feita pela SAMBA e outros nomes convidados.

A FliBeco tem apoio da Prefeitura de Natal, e pode se tornar um dos festivais literários mais importantes do Brasil!

Para acompanhar a programação cultural e gastronômica do Beco, siga a SAMBA nas redes sociais: @sambabecodalama


Como Chegar ao Beco da Lama

O Beco está localizado na Rua Coronel Cascudo - Cidade Alta, próximo ao Palácio da Cultura - Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte.

Então, estando em Natal, não deixe de visitar o Beco da Lama!


E aí, gostou de conhecer um pouco sobre o Beco da Lama? Tem mais alguma dica pra compartilhar com a gente?

Para homenagear esse espaço tão importante para os natalenses, a Sem Etiqueta criou uma linha de camisetas especial! Clique aqui e confira!

2.469 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page