• Sem Etiqueta

CURIOSIDADE: VOCÊ SABIA QUE O DIA DAS MÃES É CONHECIDO MUNDO AFORA? DESCUBRA AQUI!

Que mainha é soberana isso não se discute, agora, você sabe como o Dia das Mães se tornou tão reconhecido mundo afora? Vem com a gente ficar por dentro de todo o desbravamento dessa data tão importante.


Desde os tempos mais antigos (época da Grécia antiga) já se tem registros de celebrações direcionadas a Reia “mãe dos deuses”. Um tempinho depois, já em 1905 (pouco tempo rsrs), Ann Jarvis veio a falecer – uma ativista que dedicou sua vida a obras de caridade, principalmente ações direcionadas durante a Guerra de Secessão como socorro a soldados de ambos os lados do conflito e reconciliação de pessoas que lutaram na guerra contra as outras, além disso, idealizou o “Mother’s Friendship Day”, Dia das mães pela amizade, com foco em reunir as famílias das pessoas em lados diferentes da guerra e realizar ações que promovessem a amizade e fraternidade entre elas.



Com a morte de Ann Jarvis, em 1905, Anna Jarvis – filha de Ann Jarvis – resolveu trabalhar a ideia de uma data para homenagear sua mãe, nascendo assim, o dia das mães, em 1908, como um memorial para sua mãe. A comemoração se espalhou tanto que contagiou todo o Estados Unidos e em 1910 o estado da Virgínia Ocidental oficializou o dia das mães, sendo ele no segundo domingo de maio. Em 1914, Anna Jarvis conseguiu efetivar seu sonho, o congresso norte-americano aprovou a implantação do feriado no país inteiro.



No Brasil

Após grandes esforços realizados pelo movimento feminista brasileiro, um decreto emitido em 1932, por Getúlio Vargas, oficializou o estabelecimento da data no país, concretizando como feriado nacional o Dia das Mães



"O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana."

Decreto de número 21.366, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas (1882-1954) e publicado em 5 de maio de 1932.



Apesar da data ter sido criada oficialmente só na década de 1930, o primeiro registro de celebração do Dia das Mães no Brasil é datado em 1918, o movimento pode não ter nascido aqui, mas é só no Brasil que temos a nossa querida mainha!


E para homenagear essa guerreira que sempre esteve ao nosso lado, nos apoiando nos momentos mais difíceis, sempre estando ali por nós, produzimos uma coleção completa para você presentear a sua mainha! Clica aqui e corre dar uma olhadinha nas nossas camisetas especiais para o Dia das Mães.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo