top of page
  • Foto do escritorSem Etiqueta

Porque a Xanana é a flor de Natal?

Atualizado: 15 de jun. de 2020

Cada cidade tem uma característica que a torna única, não é? No caso de Natal, muitas características fazem da cidade especial, como a Xanana, uma flor pequena mas muito bela que cresce em todos os lugares da cidade.


Além de linda, a Xanana também traz significados muito bonitos e importantes para o povo potiguar. Ademais, pode ser utilizada para curar algumas doenças, devido a suas propriedades medicinais. Então, não é à toa que esta é a flor de Natal, já que significa tanto para esse lugar e também para as pessoas que vivem na cidade.


Neste post, você vai conhecer melhor a Xanana, flor de Natal, e vai descobrir por que ela é considerada um símbolo da cidade.


Continue com a gente para saber tudo!




Conheça a Xanana, flor potiguar


Também conhecida como Flor-do Guarujá, Turnera e Albina, a Xanana (ou Chanana), é uma flor ornamental vista em todos os cantos de Natal. Sendo assim, a flor, que nasce mesmo nos cantos mais inóspitos e sem ser cultivada, é uma das principais características da cidade.


De nome científico Turnera ulmifolia L., ela é caracterizada pelas lindas flores brancas e amareladas e vasta folhagem. Apesar de não existirem muitos estudos sobre a flor, é possível saber que a Xanana desabrocha durante o ano todo, sendo uma planta perene que pode chegar a até 50 cm de altura.


Além disso, a flor desabrocha durante o dia, assim que nasce o sol. Em Natal, o sol nasce muito cedo, por isso, a Xanana é sempre vista florida. Dessa forma, ela não se dá bem com ambientes frios e chuvosos, mas se multiplica espontaneamente por todo o espaço tropical e litorâneo da cidade.


Se você já caminhou por Natal, certamente cruzou com uma Xanana, mas sabia que ela também tem propriedades medicinais? Veja mais a seguir.


Propriedades medicinais da Xanana


Como principais propriedades medicinais da Xanana podemos citar:

• Anti-inflamatório;

• Antidepressivo;

• Calmante.


Além disso, a planta é muito utilizada na agricultura e biomedicina.

Por ser anti-inflamatória, sua folha pode inclusive ser utilizada no tratamento de ácido úrico.

Quem diria que uma planta tão fácil de ser encontrada poderia ter tanto poder de cura, não é?


Por que a Xanana é considerada patrimônio de Natal?


Chegamos, então, ao ponto principal desse post: entender por que a Xanana é a flor de Natal. Desde 2002, a flor é considerada um dos símbolos da cidade, através da Lei Municipal número 05350/2 de 17 de janeiro de 2002. A lei foi redigida pelo vereador Franklin Capistrano.


O fato de ela ser um símbolo, porém, não está apenas ligado à quantidade de Xananas espalhadas pela cidade, embelezando todos os cantos. A flor também significa muito para os natalenses, sendo um símbolo de resistência.


Indicada por Diógenes da Cunha Lima, poeta potiguar, que como motivos apontou a persistência, resistência e beleza da flor comparando-a com Natal, visto que a cidade, apesar de tudo, segue resistindo e crescendo em conjunto com a natureza que a cerca. A fala poética de Diógenes traz para a rotina corrida que levamos, que não nos permite nem apreciar uma flor (mesmo que ela esteja em todos os lugares), um pouco de magia.


Além disso, apesar de a Xanana ser uma flor muito simples, que pode ser encontrada em todos os lugares, guarda muitas riquezas em si, assim como a cidade. Por exemplo, a flor consegue nascer sem ser semeada, e ainda tem poder de cura, mesmo crescendo em solos inférteis ou lugares impróprios. A Xanana resiste, apesar de tudo, assim como Natal.


Assim, a flor não foi indicada apenas porque chama a atenção dos moradores da cidade e turistas, mas porque relaciona a beleza e a resistência de uma planta que está sempre presente na região com o povo, que muitas vezes vive em lugares inapropriados e mesmo assim consegue seguir em frente.


Dessa forma, não poderia haver símbolo mais bonito para Natal, uma cidade que atrai tantas pessoas diariamente, mas com histórias que muita gente ainda não conhece.

Viu só como pequenos detalhes, como uma flor, podem dizer tanto sobre uma cidade? Neste post, você conheceu um pouco mais sobre a Xanana, flor símbolo de Natal. Como você viu, a Xanana é extremamente resistente e ainda tem propriedades medicinais, daí vem sua importância para os natalenses. Tanto que virou até camiseta de uma das marcas mais incríveis do mundo (tsc tsc).


Se você quer ver mais conteúdo como esse, acesse nosso blog, ele está repleto de dicas e textos interessantes!

3.534 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page