top of page
  • Foto do escritorSem Etiqueta

Qual é a origem da palavra “arenga”?

Você conhece a origem da palavra “arenga”? Esta expressão é muito utilizada pelos potiguares, mas pode ser desconhecida pela maioria dos brasileiros. Neste post, veja tudo sobre a expressão, desde sua origem até quando utilizar.


Com certeza existem muitas palavras do Dicionário Potiguar que você ouve e fica meio perdido, não é? Então, isso é bastante comum, principalmente considerando que várias expressões utilizadas no Rio Grande do Norte são únicas dessa região.


Em muitos casos, você pode até conhecer a expressão, mas seu uso muda de acordo com a situação na qual é falada. Por exemplo, o significado original da palavra é um, mas na língua oral acaba mudando.


Em outro post, já falamos sobre a origem da palavra Oxente, e deu para perceber que as palavras vão se modificando, ganhando outros significados com o tempo. Hoje, trazemos outra expressão muito utilizada pelos potiguares, que ao ser utilizada, também difere um pouco do significado do dicionário. Neste artigo, você confere a origem da palavra “arenga”!


Vem com a gente!




Você já conhece a gíria “arengar”?


Se não conhece a gíria, certamente conhece um arengueiro. Olha só:


Em várias regiões do Nordeste, assim como no Rio Grande do Norte, a pessoa arengueira é aquela que adora arrumar confusão. Ou seja, “arengar” significa, basicamente, brigar, ser meio esquentadinho, ou até mesmo falar de forma grosseira e sem paciência.


Só de escutar o significado da palavra você já deve ter lembrado de vários arengueiros, não é? Agora que já conhece, pode até começar a usar a expressão com eles. ;)


Brincadeiras à parte, vamos continuar com o post. A seguir, você vê a origem da palavra.


Conheça a origem da palavra “arenga”


Em sentido literal, arenga significa discurso que se pronuncia em público, perante uma assembleia, uma tropa etc; qualquer discurso ou oração fastidiosa, impertinente.


Já como verbo, arengar aparece no dicionário como pronunciar uma arenga: e tanto arengou, que poucos o ouviam ainda; Fam. Altercar, mexericar, rezingar.


Sendo assim, diz-se que a origem da palavra “arenga” como expressão, que é tão utilizada pelos potiguares, pode ter vindo desse discurso para público, geralmente em tom mais firme, que costuma ser maçante ou causar aborrecimento.


Assim, passou a ser atrelada às pessoas que são grosseiras e que geralmente causam brigas, que são rabugentas, etc.


Interessante, não?



Para entender: quando a palavra é utilizada?


Agora que já explicamos o que é e de onde surgiu a expressão, é hora de entender melhor quando utilizar.


Na fala do potiguar, a palavra está sempre presente, por exemplo, quando diz:


• “Aquela mulher adora arengar!” (adora arrumar briga)

• “Não venha arengar aqui!” (não venha de confusão)

• “Ele está me arengando!” (está me incomodando)

• “Lá vem o arengueiro!” (o que adora discussão)


No post de hoje, você conheceu a origem da palavra “arenga”, que é muito utilizada pelos potiguares para se referir a pessoas que causam briga por onde passam. Então, quando encontrar algum arengueiro por aí já sabe, é só dizer pra ele ficar the boas!


Para ver mais conteúdo como este, com curiosidades potiguares e nordestinas, acesse nosso blog.


1.263 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page