• Sem Etiqueta

Tudo o que você ainda não sabe sobre a origem da palavra Oxente

Atualizado: Jun 15

Você conhece a origem da palavra Oxente? Pois é, muita gente não conhece. Porém, essa expressão tão utilizada no nordeste do Brasil tem histórias (sim, no plural) muito interessantes, que podem explicar seu surgimento de maneiras diferentes.


Se você é do Nordeste ou já passou um tempo nessa região, deve ter percebido que os nordestinos falam extremamente rápido e se comunicam de uma forma muito única, cheia de expressões.


Além disso, deve ter ouvido a palavra Oxente diversas vezes, certo? Isso acontece porque a expressão é utilizada para exteriorizar vários sentimentos, e é falada por todas as gerações.


Porém, como a língua é viva e não para de mudar, o oxente já se transformou em oxe, e ainda pode variar para xi. O que não muda é sua importância na fala dos nordestinos e as histórias interessantes que podem estar por trás da expressão.


E para que você possa descobrir essas explicações sobre a origem da palavra Oxente, fomos atrás das histórias e descobrimos algumas coisas. Quer ver mais? Então continua com a gente!



Qual é a verdadeira origem da palavra Oxente?


Sabemos que está todo mundo curioso para saber por que essa expressão é tão usada, mas, e se a gente disser que uma origem verdadeira para a palavra não existe?


Oxente, como não?


Essa expressão que, quando falada, demonstra surpresa, estranheza ou espanto tem mais de uma história, e nenhuma delas é totalmente comprovada. No entanto, é muito interessante conhecer as duas versões, até porque são bastante diferentes, e caso não expliquem a origem do termo, ainda podem trazer informações bacanas.

E conhecer versões diferentes é sempre bom, né?


Ó, gente!


A primeira explicação possível para a origem da expressão é que ainda antes de existir Brasil, os galegos (habitantes do noroeste espanhol), pronunciavam algumas palavras de forma peculiar. Para falar palavras como passar ou gente, acabavam dizendo “paxar” ou “xente”.


Em Portugal, nas regiões de Alto Minho e Trás-os-Montes, acontecia a mesma coisa, e também pode ser uma das origens possíveis. Sendo assim, ao chegar por aqui, diziam “ó, xente” (no sentido de olha, gente), e acabou pegando.


O que explica a permanência do oxente no Nordeste é que os portugueses foram se espalhando pelo interior, e ainda hoje é possível encontrar algumas pessoas que falam dessa maneira, pronunciando o x em várias palavras.


Inclusive, o oxente sobrevive mais na boca dos mais velhos e tradicionais, considerando que a palavra vem sofrendo contrações com o tempo, e apesar de ainda ser muito utilizada pelos mais jovens, acaba se tornando oxe em várias ocasiões.


Oh, shit!


A outra versão da história está relacionada com um contexto completamente diferente. Segundo as teorias, a palavras oxente surgiu no Rio Grande do Norte, mais precisamente, Parnamirim.


Isso porque, pelo que dizem, havia na cidade uma base militar, montada durante a 2ª Guerra Mundial. Nessa base militar, quem fazia frente eram os americanos, e para se expressar, falavam “Oh, shit” com muita frequência. Traduzindo do inglês, oh, shit! quer dizer que merda!


No entanto, os potiguares não entendiam o que os americanos falavam com tanta frequência e tinham dificuldade para pronunciar. Por isso, acabaram adotando o oxente.


Como a palavra Oxente é usada no dia a dia?


Além de dizer oxente com frequência, também existem outras expressões que fazem o uso da palavra.


É o caso da famosa expressão “Oxente bichim”, sempre utilizada quando algo que não foi esperado acontece. Dessa forma, ela está associada a algo como “poxa vida”, ou outras falas que demonstram decepção.

O mais interessante é que as duas versões sobre a origem da palavra Oxente são completamente diferentes: segundo uma delas, a expressão já existe há muito tempo. De acordo com a outra, apenas desde a 2ª Guerra.

E agora, qual delas convence mais?


Conta pra gente nos comentários o que você acha das duas histórias!

88 visualizações

© 2020 por SEM ETIQUETA CAMIISETARIA BR. Produzido e criado com semetiqueta.com.br

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now