• Sem Etiqueta

Você conhece a origem e significado da palavra “companheiro”? Descubra aqui!

Qual é a origem e significado da palavra “companheiro”, tão utilizada em diversos contextos, e que faz parte do nosso dia a dia? Se você ainda não sabe, precisa ler este conteúdo que preparamos. Aqui, explicamos onde surgiu e em que contextos é utilizada.


“Não serei o poeta de um mundo caduco.

Também não cantarei o mundo futuro.

Estou preso à vida e olho meus companheiros.

Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.

Entre eles, considero a enorme realidade.

O presente é tão grande, não nos afastemos.

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas. [...]”

– Mãos Dadas, poema de Carlos Drummond de Andrade


Começamos o texto com este poema do grande escritor Drummond de Andrade, pois traz o tema da postagem logo de cara. Neste trecho do poema, que se chama Mãos Dadas, já podemos encontrar um sentido para a palavra companheiro: uma relação de afeto e ajuda mútua, que liga as pessoas e dá suporte para seguir na caminhada. Em vários outros poemas, a palavra companheiro também aparece, e assim como no escrito por Drummond, o sentido é sempre muito forte.


De acordo com o dicionário Michaelis, companheiro é quem acompanha ou vai na companhia; aquele que participa das atividades ou do destino de outra pessoa; o que consola outra pessoa; algo que acompanha e traz alívio a uma pessoa; uma pessoa que convive e participa da vida de outra; entre outros.


Sendo assim, um companheiro é uma pessoa que está sempre por perto, caminhando junto e lutando pelas mesmas coisas. E é nesse ritmo que seguimos nosso post, com a sua companhia. Agora que você já sabe o significado da expressão, veja mais sobre a origem da palavra “companheiro”.



Qual é a origem da palavra “companheiro”?


Da luta

A palavra companheiro pode ter origem no latim companis, que significa “compartilhar o pão”. Sendo assim, muitos textos indicam que a palavra começou a ser utilizada na Santa Ceia, por Jesus e seus apóstolos.


Mais tarde, em diversas outras ocasiões, a palavra companheiro foi usada por pessoas que trabalhavam em um mesmo espaço ou lutavam pela mesma coisa. Inclusive, algumas histórias contam que os escravos de Roma chamavam de companheiros aqueles que se uniam para se rebelar contra os senhores.


Durante a Idade Média, os trabalhadores que reivindicavam mais direitos, também eram chamados de companheiros, e lutavam contra a hierarquia desigual do período. Porém, neste período os donos dos ofícios também estavam juntos, fato que mudou com a transformação dos pequenos ateliês manufaturados em grandes indústrias. A partir daí, os únicos companheiros passaram a ser os operários, que buscava melhores condições de trabalho. Nesse contexto, iniciaram os sindicatos, como forma de compartilhar uma vida de luta e reivindicar juntos seus direitos, além de prestar apoio uns aos outros. A partir de 1848, tinham como lema “Proletários do mundo, uni-vos!”.


Em resumo, a história do termo “companheiro” é esta, mas é claro que podem existir outras versões por aí. O que é certo é que, desde o início, os companheiros são aqueles que compartilham a vida, prestam apoio e lutam juntos, e até hoje precisamos manter o mesmo sentimento, não é?


Do companheirismo


Todo mundo precisa de um companheiro, seja para compartilhar as dificuldades do dia a dia, ou para compartilhar uma vida a dois. Ou até mesmo, ser companheiros como Frida Kahlo e Diego Rivera, que estiveram juntos na luta e no amor.


Ser companheiro é estar por perto, mesmo sem estar. Na sociedade individualista que estamos vivendo, o simples ato de fazer companhia já é revolucionário, afinal, é difícil encontrar alguém em quem se possa realmente confiar e compartilhar toda uma vida.


O companheiro não é aquele que compete com você, mas o que ajuda nos processos de mudança e está sempre lá quando é necessário. É aquele que não se afasta e segue de mãos dadas, assim como diz o poema de Drummond.


Sendo assim, seja na luta ou no amor, o companheiro é aquele que é amigo, que se preocupa, que divide, que está atento, que dá apoio; é aquele que entende sua luta, e participa dela, independente de qual seja.


Neste artigo, trouxemos a origem e significado da palavra “companheiro”, que como você viu, diz respeito a uma relação de amor e luta e significa acompanhar e auxiliar.


Para saber mais sobre este e outros assuntos, acesse nosso blog semanalmente e não perca nenhuma novidade!


Até o próximo post!

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo