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Você conhece o termo Brazilian Aesthetic e por que está se tornando tendência?

Brazilian Aesthetic ou Brazilcore: você já ouviu essas expressões?


Pois é, a Brazilian Aesthetic está aparecendo cada vez mais nos Instagrams gringos, e sendo apoiado por influencers do mundo todo.


Além disso, tem se tornado uma tendência entre os brasileiros!


Mas de que se trata exatamente?


Vamos conversar sobre o assunto neste artigo, e explicar o crescimento da tendência Brazilian Aesthetic pelo mundo.


Vem com a gente!




Entenda o Brazilian Aesthetic

Roupas com as cores da bandeira, camisetas da CBF… esses itens que são genuinamente brasileiros estão fazendo parte do look das fashionistas e chamando atenção nas redes sociais gringas.


Assim, o TikTok e o Instagram estão repletos de vídeos e fotos com inspiração nessa tendência. Inclusive, as hashtags #brazilianaesthetic e #brazilcore já somam milhares de conteúdos nas duas redes!


Mas não para por aí: os desfiles de moda estão trazendo cada vez mais as cores da nossa bandeira em criações fashion, além de itens do nosso cotidiano, como as Havaianas. Isso aconteceu no Copenhagen Fashion Week Spring/Summer 2023, tanto no vestuário quanto na beleza.


Por aqui, diversas it girls brasileiras estão apostando nos símbolos nacionais como itens fashion, retomando o visual do início dos anos 2000.


Além disso, vários artistas brasileiros estão reivindicando essa estética também. Artistas como Anitta, Ludmilla e Djonga apostaram no look verde e amarelo em shows com muita repercussão.


Características do Brazilian Aesthetic


Tipografia vernacular

A tipografia vernacular é uma forma de expressão gráfica inspirada nas letras e caracteres de cartazes, muros e fachadas características do Brasil. É a tradicional “letra de cartaz de supermercado”, sabe?


Verde e amarelo

As cores da bandeira do Brasil também são muito características do movimento, e aparecem no vestuário, acessórios e beleza.


Inspiração nos anos 2000

A estética brasileira é muito inspirada nas camisetas da CBF dos anos 2000, quando o Brasil ganhou o Penta.


Brazilian Aesthetic ou Brasilidade?

E o que essa tendência nos mostra? Talvez nos mostra que seja a hora de os brasileiros se reapropriarem de sua identidade com um ato político!


É possível aproveitar esse movimento de apropriação da estética brasileira, principalmente neste clima de Copa do Mundo, para recuperar o uso das cores da bandeira, que desde 2013 tem sido capturada pela simbologia de um falso patriotismo conservador incorporado pela direita.


Além disso, a Brazilian Aesthetic que se fortalece na gringa é carregada de glamour, mas a brasilidade é genuinamente brasileira!


Assim, essa tendência pode ser um convite para a gente apostar mais em nossa própria estética e torná-la símbolo de apropriação de todo e qualquer brasileiro, principalmente o que mais sofre e luta por ele. Que tal?


Afinal, é essa a estética que mostra as raízes do povo brasileiro, principalmente periférica, como a chinela de dedo, o tênis pendurado no poste, os botecos de bairro bem característicos geralmente sinalizados pela "Pitú", "Ypioca", o peladeiro de rua ou de campinho de terra batida, o cabelo platinado, o samba, o pagode….


E aí, você já conhecia a Brazilian Aesthetic? O que achou dessa tendência?


Para você apostar na estética brasileira da melhor forma, a Sem Etiqueta está lançando a coleção “Brasilidade”, com muitas peças que relembram que a estética brasileira é nossa.


Afinal, Brasil é com S de Sem Etiqueta!


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