top of page
  • Foto do escritorSem Etiqueta

Dicas de Filmes e Séries para você entender a luta das mulheres e o feminismo

A luta feminista tem sido fundamental para promover mudanças significativas em relação à igualdade de gênero, tais como o direito ao voto, a igualdade salarial, o acesso à educação e ao mercado de trabalho, entre outras conquistas importantes. Além disso, entender a luta feminista é essencial para combater o machismo e a misoginia presentes na sociedade, e para promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso para todas as pessoas, independentemente de seu gênero. Aprender sobre a luta feminista é uma forma de reconhecer a importância da voz e do poder das mulheres na sociedade, e de trabalhar para construir um mundo mais justo e igualitário para todos. Então, preparamos uma lista com dicas de Filmes e Séries que ajudam você a entender e simpatizar mais com essa causa.



Filmes:


"Estrelas Além do Tempo" (2016) - Este filme conta a história real de um grupo de mulheres negras que trabalharam na NASA na década de 1960 e foram fundamentais para o sucesso das missões espaciais dos EUA. Além de retratar a distinção racial e de gênero que elas enfrentaram, o filme também destaca a luta pela igualdade de direitos civis da época.


"As Sufragistas" (2015) - Este filme retrata O movimento sufragista, que reivindica o direito ao voto feminino, ganha força e encontra na ativista e uma das fundadoras da ação, Emmeline Pankhurst (Meryl Streep), a forma para conseguir fazer mudanças na história. Apesar do enredo ser centrado em um personagem fictício que se envolve no movimento, ele é baseado em fatos reais.


"Preciosa" uma história de esperança (2009) - Este drama retrata a vida de uma adolescente negra grávida, abusada e analfabeta de 16 anos que vive em Nova York nos anos 80. O filme aborda questões de abuso, pobreza, racismo e sexismo, e mostra como o protagonista encontra força em sua comunidade e em si mesma para superar as dificuldades.


"Histórias Cruzadas" (2011) - Este filme se passa na década de 1960 no Mississippi e segue a história de uma jovem escritora branca que entrevista mulheres negras que trabalham como empregadas domésticas. O filme aborda questões de racismo, sexismo e classe social, e mostra como essas mulheres lutam por suas próprias vidas e direitos.


"Que Horas Ela Volta?" (2015) - Este filme brasileiro retrata a vida de uma empregada doméstica nordestina que trabalha para uma família de classe média em São Paulo. O filme aborda questões de classe social, racismo e relações de poder, e mostra como um protagonista luta por seus direitos e por uma vida melhor.


Series:


"She's Gotta Have It" - Esta série é uma adaptação do filme de Spike Lee de 1986 e retrata a vida de uma artista negra poliamorosa em Nova York. A série aborda questões sobre sexualidade, feminismo negro e liberdade pessoal.


"The Handmaid's Tale" - Esta série é baseada no romance de Margaret Atwood e retrata uma sociedade totalitária onde mulheres férteis são escravizadas e forçadas a procriar para casais ricos. A série aborda questões de direitos reprodutivos, violência sexual e patriarcado.


"Orange is the New Black" - Esta série retrata a vida de mulheres em uma prisão feminina nos EUA. A série aborda questões de raça, classe, sexualidade e violência sexual, e mostra como essas mulheres lutam por seus direitos e sua dignidade.


"Insecure" - série de comédia da HBO, acompanha as melhores amigas Issa e Molly enquanto tentam ser fortes o tempo todo, mas precisam enfrentar muitos desafios pela frente. Por meio da amizade estas duas jovens negras, compartilham entre si o seu cotidiano, repleto de problemas e experiências desconfortáveis relacionadas à sua cor de pele.


“Falas Femininas – histórias (im)possíveis” - A trama narra a história da empregada doméstica Mayara (Luellem de Castro), que está em seu último dia de trabalho. Ela, que passou no vestibular e decidiu investir em seu estudo, acredita que Laura (Isabel Teixeira), mãe solo de uma bebê, é uma patroa 'diferente'. Até que Laura pede que ela desista dos seus estudos. Sem sucesso, pede um último favor: a limpeza de uma mancha na janela de vidro da sala, que muda o curso da história de ambas. O episódio faz parte da antologia "História Impossíveis", apresentada nos especiais "Falas" deste ano, com enredos de suspense criados a partir de medos femininos.


Conta pra gente. Já assistiu algumas dessas dicas? Qual te chamou mais atenção?

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page