• Sem Etiqueta

O significado de cada letra da sigla LGBTQIA+

O dia 28 de junho é o Dia do Orgulho, que relembra toda a trajetória da comunidade LGBTQIA+. Durante todo o mês de junho, são relembradas as conquistas do movimento que vem crescendo cada vez mais. Para que você possa entender melhor sua importância e origem, trazemos neste post o significado de cada letra, além de um pouco do caminho percorrido até aqui.


Imagem: TOM BRENNER


Você sabe o que significam todas as letras da sigla LGBTQIA+?


Esta sigla, que engloba orientações sexuais e identidades de gênero diferentes da hétero e cisnormatividade busca unificar a comunidade e fortalecer o movimento, que busca direitos para estas minorias.


Como você já deve saber, os LGBTQIA+ ainda sofrem muito preconceito na sociedade, e mesmo que você não faça parte, entender melhor de que se trata o movimento é o primeiro passo para fortalecer a luta.


Neste post, trazemos para você a importância de conhecer a sigla, sua origem e um pequeno glossário explicando o significado de cada letra. Além disso, vamos falar um pouco sobre o Dia do Orgulho, comemorado em 28 de junho.


Continue com a gente e não deixe de ler o texto até o fim!


Leia também: Você conhece a origem e significado da palavra “companheiro”? Descubra aqui!


Por que é importante conhecer a origem de cada letra da sigla LGBTQIA+?


Conhecer um pouco mais sobre a origem do movimento LGBTQIA+ e o que compõe a sigla é fundamental para compreender o caminho desta comunidade, considerando que saber o que o movimento precisou e ainda precisa reivindicar até hoje é necessário para que o preconceito contra estas minorias acabe.


Afinal, como já falamos em outros posts, é essencial saber da origem e particularidades dos movimentos para fortalece-los, certo?


Como surgiu a sigla LGBTQIA+?


Como em todo movimento, a sigla passou por algumas modificações até chegar ao que é hoje. No início, foi criado o termo GLS (gays, lésbicas e simpatizantes). Porém, o fato de agregar simpatizantes (héteros que simpatizavam com a causa) não foi interessante para a comunidade, pois acabou tirando o protagonismo de gays e lésbicas.


Depois, passou a ser GLBT, mas também não durou muito tempo. Isso porque as lésbicas reivindicaram seu lugar no movimento, considerando o fato de mulheres já serem social e historicamente invisibilizadas. A partir disso, a letra L passou a iniciar a sigla.


Durante muito tempo, a sigla LGBT foi a mais utilizada, no entanto, foi preciso agregar ainda mais letras para que ficasse completamente inclusiva. Sendo assim, com o tempo passaram a integrar à sigla as letras Q, I, A e o símbolo +. O que cada um significa você vê a seguir:


A origem de cada letra da sigla LGBTQIA+


L: A letra L representa as lésbicas, mulheres que se relacionam afetiva e sexualmente com outras mulheres.


G: O G diz respeito aos gays, homens que se relacionam afetiva e sexualmente com outros homens.


B: O B é de bissexuais, pessoas que se relacionam tanto com homens quanto mulheres.


T: T para transexuais, transgêneros e travestis, pessoas que não se identificam com o gênero de nascimento.


Q: A Letra Q vem do inglês Queer (em português seria algo como excêntrico) e se relaciona às pessoas cuja orientação sexual ou identidade de gênero não corresponde à normativa, ou seja não são pessoas cis e hétero. O Q também é Questionando, ou seja, pessoas que ainda estão em processo de descobrir sua sexualidade.


• I: O I diz respeito às pessoas intersexo, que possuem características masculinas e femininas, não se encaixando no padrão binário.


• A: A letra A significa assexual, sendo pessoas que não sentem atração afetivo-sexual por outra pessoa, independente da orientação sexual ou identidade de gênero.


• +: Por fim, o símbolo + é utilizado para englobar outras orientações sexuais existentes e que ainda serão descobertas.


Como surgiu o Dia do Orgulho


Agora que você já sabe a origem de cada uma das letras da sigla, é necessário saber um pouco mais sobre o Dia do Orgulho, afinal, esta data é muito importante para a comunidade.


Em 1969, em Nova Iorque, aconteceu a Rebelião de Stonewall. Stonewall Inn foi um bar muito frequentado pela comunidade LGBTQIA+ na época, e no dia 28 de junho daquele ano, sofreu repressão policial devido ao seu público, que ainda era criminalizado.


O público do bar reagiu contra a polícia, e o confronto durou alguns dias. Depois deste acontecimento, o bar tornou-se um símbolo de resistência, e começaram a surgir organizações e marchas em prol da libertação da comunidade.


Hoje em dia, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ está se fortalecendo cada vez mais e dando mais visibilidade às reivindicações do movimento.


Nesse post você viu o significado de cada letra da sigla LGBTQIA+, além de outras informações importantes sobre o movimento.


Quer mais conteúdo como esse? Acesse nosso blog!

33 visualizações

© 2020 por SEM ETIQUETA CAMIISETARIA BR. Produzido e criado com semetiqueta.com.br

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now